EXPOSIÇÃO "DIREITOS HUMANOS" - PATENTE NO BLOCO C
No ano em celebramos os 51 anos do "25 de Abril" e no dia em que se celebram os 77 anos da aprovação, em assembleia geral da ONU, da "Declaração Universal dos Direitos Humanos", dia 10 de Dezembro de 1948, vimos convidar toda a comunidade educativa a visitar a exposição patente no bloco C.
Esta exposição integra 16 cartazes assinados por ilustradores portugueses, dedicados aos Direitos Humanos consagrados na Constituição da República Portuguesa. A iniciativa inspira-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e na própria Constituição da República Portuguesa (1976), documentos que afirmam princípios essenciais de liberdade, igualdade e dignidade humana — ideais que estiveram na base da Revolução de 25 de Abril.
Esta coleção foi promovida pela a Associação para a Promoção Cultural da Criança, que a fez chegar às escolas. Trata-se de um recurso educativo de grande valor, pensado para promover o conhecimento, reflexão e debate sobre os Direitos Humanos entre crianças, jovens e comunidade escolar.
A educação para os Direitos Humanos é fundamental para que os nossos alunos reconheçam os seus direitos e os dos outros, desenvolvam uma atitude de respeito, defesa e questionamento perante as desigualdades e injustiças que persistem nas sociedades atuais.
A exposição pode constituir, também, um excelente recurso educativo, especialmente no âmbito da Educação para a Cidadania, pelo que está ao dispor de professores e alunos neste âmbito.
Comentários
Enviar um comentário