TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, METAIS E O PAPEL DO ALENTEJO-11ºB


 No passado dia 10 de maio a turma B do 11.ºano participou numa palestra intitulada “Transição energética, metais e o papel do Alentejo” dinamizada pelo Geólogo Noel Moreira, Investigador do IIFA - Universidade de Évora e membro integrado do Instituto de Ciências da Terra.

A atividade foi realizada no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia do 11.ºano e FQA, nomeadamente do domínio da "Exploração Sustentada de Recursos Geológicos" e centrou-se nas aprendizagens essenciais: “Interpretar dados relativos a processos de exploração de recursos geológicos (minerais, rochas, combustíveis fósseis, energia nuclear e energia geotérmica), potencialidades, sustentabilidade e seus impactes nos subsistemas da Terra” e “Analisar dados e formular juízos críticos, cientificamente fundamentados, sobre a exploração sustentável de recursos geológicos em Portugal”.

Durante a sessão o Investigador Noel Moreira abordou questões muito pertinentes, nomeadamente o facto de o processo de transição energética em curso implicar o aumento das necessidades de um conjunto de matérias-primas, entre as quais a necessidade de metais de alta tecnologia. A produção de componentes eletrónicos, a necessidade de armazenar energia ou o fabrico dos grandes equipamentos para produção de energia, como os painéis solares ou as turbinas eólicas, implicarão um maior consumo destas matérias-primas. Na sessão, o investigador procurou responder ainda às seguintes questões: Qual é o papel do Alentejo neste processo? Que matérias-primas tem o Alentejo e qual a sua importância na transição energética? Será a exploração de recursos inevitável?

A abordagem destes temas pretendeu fornecer aos discentes uma compreensão mais profunda das potencialidades e desafios associados aos recursos, bem como a importância de adotar práticas sustentáveis na sua exploração. Ao serem explorados casos de estudo e exemplos práticos, os participantes foram incentivados a desenvolver uma visão holística dos desafios e oportunidades associados à exploração de recursos geológicos, e a considerar abordagens inovadoras para promover a utilização responsável desses recursos. Pretende-se, que os participantes se tornem agentes de mudança informados e comprometidos com a construção de um futuro sustentável e equitativo, onde a exploração de recursos geológicos é realizada de forma a garantir o bem-estar das gerações presentes e futuras e a integridade dos subsistemas da Terra.












Comentários

Mensagens populares deste blogue