DIA DE SÃO MARTINHO - 11 DE NOVEMBRO

Novembro é sinónimo de chuva e frio, mas também de coisas boas como os magustos, as castanhas assadas na brasa e o verão de São Martinho.

O magusto, como tradicionalmente é conhecido, traz de volta ao dia a dia de todos as castanhas assadas, a água-pé e, claro, momentos bem divertidos entre amigos e familiares.


Quem é o São Martinho?

São Martinho, ou Martinho de Tours, nasceu no ano de 316 na antiga cidade de Savaria na Panónia, localizada na atual Hungria.

Cresceu na região de Pavia, em Itália, no meio de uma família pagã, e foi criado para seguir uma carreira militar, tendo sido convocado pelo exército romano quando ainda tinha 15 anos.

Apesar da educação pagã, em adolescente descobriu o Cristianismo, tendo sido batizado só no ano de 356, após ter abandonado o exército.

Nesta altura da sua vida, foi discípulo de Santo Hilário, bispo de Poitiers (na atual França), que o ordenou diácono e presbítero.

Perto de Poitiers, fundou o mais antigo mosteiro conhecido na Europa, na região de Ligugé, e tornou-se conhecido pelos seus milagres e como o santo que atraía multidões.

Morreu no dia 8 de novembro de 397, em Candes, e foi sepultado a 11 de novembro em Tours, sítio que é hoje local de peregrinação desde o século V.

É precisamente na data do seu enterro que se comemora o dia que lhe é dedicado, acreditando-se que o verão de São Martinho lhe é devido porque na véspera e no dia, 10 e 11 de novembro, é habitual o tempo melhorar e o sol aparecer por detrás das nuvens.

https://lisboasecreta.co/sao-martinho-magusto-castanhas-agua-pe/


A lenda de São Martinho


A lenda de São Martinho conta que num certo dia muito frio e chuvoso, um soldado romano chamado Martinho estava a caminho da sua terra natal.

Apareceu um mendigo que lhe pediu esmola e o soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, Martinho encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade da sua capa, ficando ele desprotegido perante as baixas temperaturas.

Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Daí a expressão popular “Verão de São Martinho”. Martinho foi sepultado a 11 de novembro na sua cidade natal Tours, e essa foi a data escolhida para celebrar o seu legado.




Comentários

Mensagens populares deste blogue